segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

O profissional de educação física..valoriza-lo.


O esporte mais uma vez presente como ferramenta importantíssima no desenvolvimento humano,
tendo o profissional de educação física demonstrando seu verdadeiro valor. É de profissionais como o professor Rodrigo que a educação física necessita cada vez mais, pessoas com real interesse no desenvolvimento humano.

Profissionais que tenham amor pelo que fazem e não somente interesse financeiro... Mas também devemos lembrar que um profissional bem remunerado estará realizando um trabalho com qualidade, pois terá incentivos para o seu feito.

Além da área da saúde, há duas outras que também devem ter prioridade, a da educação e a dos esportes, onde uma influencia a outra. Áreas estas, que no Brasil, não são tão bem valorizadas, a exemplo de outros países, até mesmo de terceiro mundo, que já tem esta consciência e já desenvolvem trabalhos relacionados.

Professores de educação física ainda são taxados como simples professores educacionais, os quais somente teriam valor dentro de escolas.

Hoje, o profissional ainda tem barreiras a serem vencidas visando demonstrar que não é somente educador, mas também ‘cuidador’ da qualidade de vida como no caso do citado professor Rodrigo.

A educação física traz um leque de opções a serem exercidas pelo profissional, desde a reabilitação física, ao treinamento de alto desempenho, passando ainda por esportes radicais, guias esportivos e etc.

São profissionais como o professor Rodrigo que nos orgulham de nossa profissão, trazendo o mínimo de conforto e alegria àqueles que são delimitados, possibilitando-os de desfrutar das belezas do nosso mundo.

Parabéns professor, pelo belíssimo trabalho desenvolvido e que, haja cada vez mais profissionais como você que nos orgulham de dizer “sou professor de educação física”.


quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Proteínas e Carboidratos importantes sempre!!!


As proteínas são o material de construção da estrutura corpórea. Responsáveis pelo nosso código genético, já que são os formadores dos ácidos nucléicos – o DNA e o RNA -, bem como as moléculas que são responsáveis pelo armazenamento de energia em nosso corpo, o baixo teor de proteínas na alimentação resulta, por exemplo, em crianças com consumo mínimo de proteínas um baixo desenvolvimento, sendo conseqüentemente mais frágeis e suscetíveis a doenças.

As fontes de proteínas mais conhecidas são carnes, peixes, ovos, leite e queijo. As melhores fontes vegetais são as leguminosas como feijão, amendoim, ervilhas e derivados de soja. Muitos cereais contêm proteínas, e as frutas e verduras são fontes moderadas.

Já os carboidratos conhecidos como açúcares dentre eles é a glicose encontrado em abundancia na natureza.

Na maioria das dietas ocidentais, mesmo aquelas consideradas ricas em gorduras, os carboidratos compreendem de 50% a 60% das calorias totais. O restante é fornecido pelas gorduras (30% a 40%) e proteínas (10% a 20%).Por ser uma fonte rápida de energia, é muito importante principalmente para crianças, que têm uma necessidade energética muito grande, tanto pelo fato de serem extremamente ativas como pelo seu crescimento. Muitas frutas são excelentes fontes de carboidratos, então podemos incentivar o consumo de frutas ao invés de doces industrializados, ricos em sacarose (açúcar de mesa), que é mais prejudicial para o nosso organismo.
Nas atividades físicas as Proteína e carboidratos são necessários para a recuperação muscular, à manutenção do sistema imunológico, ao equilíbrio endócrino e à manutenção e/ou melhora da performance,fornecendo assim energia suficiente para manter as funções corporais no repouso e durante atividade.

NOTA: Ao se construir uma dieta a ser seguida deve –se solicitar uma orientação especializada (nutricionista) em caso de hábitos alimentares,se o individuo estiver em uma atividade física regular almejando alta performance e rendimentos o indicado neste caso é um nutricionista esportivo,profissionais qualificados para este tipo de recomendação.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

O porquê hidratar-se ?


O corpo está maquina perfeita ,possui diversas formas de adaptar-se ao ambiente e o tranpirar é uma delas. O Transpirar é uma resposta do corpo importantíssima para tentar limitar o aumento da temperatura corporal. Assim, com o aumento da atividade muscular, ocorre um aumento também na produção de calor. Quando isso se dá de forma excessiva, existe o risco de levar o indivíduo a uma variedade de preocupaçóes tais como a desidratação, problema que pode promover a queda da performance, fadiga e, em casos extremos, a morte. A hidratação é necessária porque a água é indispensável para muitas funções fisiológicas e o corpo perde água mais rapidamente do que a produz. Entre os sintomas causados pela desitratação estão; dores de cabeça, náuseas, tontura e sensação de fadiga. A desidratação é um dos piores adversários de um atleta. As perdas pela transpiração no treinamento podem somar 0,5 a 3L/h de treino, dependendo da intensidade, das roupas, das condições climáticas e das características do indivíduo.Em muitos casos, os atletas que já estão aclimatizados acham que não precisam se hidratar tanto, mas é o contrário, porque o atleta aclimatizado transpira mais. A ingestão de água traz muitas vantagens aos atletas, porém, se a ingestão for somente de água, rapidamente desaparece a vontade de se beber, devido à pressão osmótica, causando o desaparecimento da sensação de sede. A presença de cloreto de sódio ajuda a manter o mecanismo de sede no corpo, garantindo assim uma maior ingestão de líquidos e ainda reduz a formação da urina. Durante um treino de alta intensidade além da hidratação com agua é possivel a ingestão de isotonicos. Recomenda-se durante o treino a ingestão regular de liquido não permitindo a desitratação, ja em momentos em dias com a temperatura ambiente elevada deve-se ter um preocupação maior devido ao temperatura corporal. NOTA: não devemos nos preocupar somente com a igestão de agua somente nos dias de treino mas tambem fora dele, pois o nosso corpo esta sempre em ação tendo assim uma transpiração minima, mas que necessita ser reposta. O consumo de agua durante e após nosso treino é importante, mas é durante nosso dia a dia que ele torna -se importantissimo.

BOM TREINO... OTIMA HIDRATAÇÃO!!!