quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

O exercicio abdominal faz perder barriga?



Muitos ao ingressarem em uma academia trazem com eles muitos motivos por estarem ali.
A estética é a mais falada em uma sala de avaliação, ou ao professor da sala de musculação ao perguntar qual o objetivo dele?
E com isto a famosa “barriguinha” é exigida ao relatar o que deseja. Tendo este desejo o aluno imagina que para perder este terrível inimigo somente o treino abdominal é o segredo ou único amigo.
Engana-se o individuo que tem este pensamento um pouco antiquado, mas ele não é culpado pois culturalmente foi repassado isto a ele.
É nossa barriga é basicamente constituída por músculos, vísceras, e uma camada de gordura denominada de gordura subcutânea encontrada abaixo da pele.
É esta gordura que em excesso que se da o volume e aparência indesejadas, para que haja a perda desta característica é necessário que seja feito um trabalho muscular ao todo e não localizado, pois somente assim ira repercutir no local desejado
O treino abdominal é importantíssimo para o fortalecimento local, mas não para a diminuição deste, devemos lembrar que a gordura não se transforma em músculo perde-se um para ganhar o outro.
Ao trabalharmos grandes grupos musculares (peitorais, dorsais,quadríceps) em um único treino contribui-se muito neste empenho a perda de calorias com isto a mais gordura você perde e em conseqüência a barriguinha também será atingida
Ao treinar a musculação como objetivo a perda de gordura subcutânea alem de treinar o corpo como um todo, é recomendável associar o treinamento cardiovascular, pois assim aumentara a disponibilidade do seu corpo em perda calórica.
Mas não queira resultados rápidos,eles surgiram com a disciplina e dedicação.



sábado, 24 de setembro de 2011

SUPLEMENTO NECESSÁRIO ??

O que devo tomar?
Esta é a pergunta que acredito todo professor de musculação se depara com aquele aluno que inicia no treinamento de força e resistência,que busca um trabalho de hipertrofia ou de perda no percentual de gordura,em busca de suplemento alimentar que o ira auxiliar no caminho mais rápido do corpo perfeito, este mesmo aluno que visivelmente nunca tenha anteriormente pisado em uma academia ou praticado alguma atividade física de treinamento sendo ela de esporte coletivo ou não.
Hoje as pessoas tem o suplemento como uma varinha de condão,que o fara ter aquele corpo de revista,mas ao serem questionados quanto a sua vida diária,sua alimentação, sono, e treinamento nota-se total falta de informação e disciplina.
Mas também existem aqueles adeptos de academia que são viciados em suplementos, não sabem para que tomam aqueles comprimidos ou ou pó.
Recentemente(18/09/2011)o "esporte espetacular(rede globo)" apresentou uma matéria com este tema, tendo o suplemento como o mocinho e o vilão de muitas historias, onde adeptos ao seu consumo tiveram este finais.
A matéria se demonstra em números, algo que já é percebido durante muito tempo que o consumo excessivo de suplementação sem uma recomendação profissional.
O que era utilizado somente por atletas de alta performance hoje é utilizado por qualquer adepto de academia onde seu consumo e identificado como em maior escala.
AS pessoas não se preocupam com a alimentação adequada e bem equilibrada para o seu objetivo seja ele de performance, estética ou qualidade de vida, visam somente um resultado visível no mais curto prazo.
Se todo candidato a atleta ou somente adepto de uma atividade física seja ela de alta intensidade, final de semana ou esporadicamente alerta-se de uma receita basica e simples: durmi de 6 a 8 horas por dia +alimentação equibrada e sadia + treinamento adequado ao objetivo do individuo+ mas e determinação = resultados de qualidade, objetivos alcançados.
O suplemento entra nesta receita quando o alimento não esta mais suprindo as necessidades fisiológicas, tendo assim a participação de um nutricionista esportista,profissional responsável pela esta pesquisa da necessidade ou não de suplementos.

Matéria: Esporte Espetacular -18/09/2011

terça-feira, 24 de maio de 2011

10 alimentos que ajudam a construir os músculos

Eles ajudam na formação e na manutenção do tecido muscular


PUBLICADO EM 19/5/2011 POR FERNANDO MENEZES (http://www.minhavida.com.br)

Começar a fazer aulas de musculação é a primeira medida de quem está procurando um corpo mais definido. Além disso, ter uma alimentação adequada faz diferença para os resultados aparecerem. "Esta questão é incontestável. Uma alimentação deficiente ou desregrada pode afetar diretamente o rendimento e o resultado de um treino, principalmente pelo consumo errado de carboidratos, ou por outro lado, o seu consumo exagerado momentos antes da prática física" explica a nutricionista Maria Luiza Bellotto, especializada em Nutrição Esportiva.

Segunda a especialista, assim como alguns alimentos podem atrapalhar o desempenho, outros ajudam na formação dos músculos, na manutenção da saúde do tecido muscular e aumentam a energia durante o exercício.

O nutriente mais importante para quem está em busca de músculos mais volumosos e definidos é a proteína. "As proteínas têm a função de reparar as microlesões que ocorrem como um processo fisiológico normal quando se pratica atividade física e proporcionar a sua regeneração e formação de novas células musculares. Elas também têm o papel fundamental para a formação de hormônios em geral e transporte de nutrientes pelo corpo", explica Maria Luiza Bellotto.

Por isso, para ficar em forma (Descubra seu peso ideal) e melhorar o resultado do treino, escolha os alimentos certos para colocar no prato.

PS: AO INICIAR QUALQUER DIETA UM NUTRICIONISTA DEVE SER PROCURADO SENDO NA PRATICA ESPORTIVA OU NA QUALIDADE DE VIDA.

terça-feira, 29 de março de 2011

Personal Treinner


Texto :Profª e amiga Fernanda Costa

O QUE É?

O atendimento personalizado é uma realidade para a qual não se podem fechar os olhos. É a melhor saída para quem procura uma atividade que atenda suas necessidades e que sejam planejadas e assistidas por profissional com formação adequada para tal. Contudo, escolher um profissional bom não é uma tarefa fácil como se acredita.
É muito importante que o profissional seja qualificado, pois, uma orientação errada pode resultar em lesões e problemas posturais, por isso a importância da qualificação do Personal Trainer.
Um bom Personal Trainer antes de começar a dar aulas, faz uma entrevista com seu aluno, a fim de conhecer, por meio de uma anamnese, sobre o seu perfil, sua saúde, disponibilidade de tempo e quais os objetivos do seu cliente, tudo isso para poder aperfeiçoar os resultados do aluno.
Além disso, também são realizados testes e avaliações físicas, com o intuito de saber se o cliente é aparentemente saudável, se existe de algum fator de risco. Essas informações são importantes para que se possa fazer um planejamento (periodização do treinamento) do condicionamento físico com segurança.
Baseado nestas análises e nas avaliações do quadro físico do cliente, na identificação de fator de risco limitante a prática de exercícios físicos, bem como na prescrição do exercício mais indicados para alcançar os objetivos dos clientes, o Personal Trainer está apto a apontar as condições ideais e específicas para a prática de um programa de exercícios.
Hoje, a tendência é a busca do bem-estar. Neste sentido o Personal Trainer leva vantagem. As pessoas querem ter um treinamento flexível, que permita que as aulas de musculação sejam intercaladas por uma caminhada agradável em um parque ou por uma aula de alongamento, tudo isso sem fugir do planejamento, pois um personal capacitado sabe respeitar o ritmo, humor e capacidade do aluno.

A QUEM SE DESTINA:

Devido à especificidade do planejamento de treino realizado pelo Personal Trainer, qualquer indivíduo pode adquirir este serviço, desde pessoas com baixo nível de atividade física, idosos, crianças, adolescentes, grupos especiais (com alguma limitação ou patologia no quadro de saúde, como hipertensos, diabéticos, gestantes, etc), atletas amadores e profissionais, veja outros casos:

* O indivíduo que se preocupa com a sua saúde, qualidade de vida, forma física e desempenho;
* A pessoa que pretenda atendimento, orientação e atenção exclusivos, privacidade, segurança e objetividade nos exercícios físicos;
* É a solução ideal para quem tem agenda comprometida, vida agitada e falta de tempo;
* A todos os que não gostam do barulho e agitação.

VANTAGENS

Com o Personal Trainer além de usufruir de todos os benefícios que a prática de exercício físico acarreta, tem ainda as seguintes vantagens:

* Comodidade na escolha e variações de locais para execução das aulas podendo ser realizado em sua casa, no trabalho, na academia ou no parque;
* Flexibilidade de horário, compatível com a disponibilidade e rotina diária do Cliente;
* Exclusividade e atenção absoluta;
* Privacidade e segurança;
* Plano de treino individual e personalizado;
* Acompanhamento adequado, maior atenção na supervisão e correção dos exercícios;
* Profissionalismo;
* Maior motivação causada pela presença do Personal Trainer para os dias de indisposição e falta de vontade para exercitar-se;
* Garantia de resultados.

OBJETIVOS

Estou preparado para planejar o treino mais adequado a si, sempre prezando pelo seu bem-estar e procura da melhoria da qualidade de vida, seja qual for o seu objetivo:

* Correção postural;
* Melhora ou manutenção da qualidade de vida;
* Relaxamento;
* Flexibilidade;
* Recuperação Pós Cirurgia;
* Perda de peso;
* Tonificação muscular;
* Ganho de massa muscular;
* Aumento do rendimento desportivo.

MODALIDADES

São várias as modalidade que o Cliente pode optar desde:

* Musculação;
* Corrida;
* Caminhada;
* Hidroginástica;
* Natação;
* Exercício Localizado;
* Alongamento/Relaxamento;
* Lutas;
* Futebol/Futsal.

METODOLOGIA

O método de trabalho é caracterizado pelo rigor e profissionalismo com que são realizados. Para mim cada Cliente é único, e por isso, a nossa metodologia está dividida em 4 etapas:

1ª - Avaliação Física e Anamnesia
Permite conhecer e avaliar a condição/aptidão física e a composição corporal do cliente, bem como possíveis limitações clínicas.

2ª - Prescrição do exercício
Consiste na elaboração de um plano de treino individual e personalizado com o intuito de alcançar os objetivos pretendidos no mais curto espaço de tempo.

3ª - Implementação do treino
Diz respeito à aplicação do treino segundo o plano de treino desenvolvido, realizado no local e horário pretendido pelo cliente.

4ª - Reavaliação
Permite confirmar os resultados obtidos e determinar novas metas.

segunda-feira, 7 de março de 2011

O EFEITO DO TREINAMENTO FUNCIONAL NA PERFORMANCE DO ATLETA DE ALTO NIVEL NA PRATICA DO WIND SURF: ESTUDO DE CASO

AUTORES: Diego Nascimento ,Felipe Nascimento

Introdução
Tendo o profissional de educação física como foco principal de pesquisa, pode-se compreender melhor os possíveis resultados obtidos ao longo do treinamento com um atleta de Wind - surf.
Neste estudo de caso o preparador físico optou por utilizar o método do “Treinamento Funcional”, por ser um treinamento de realização próximo a pratica esportiva do individuo.Tendo em seu conteúdo programático exercícios que proporcionam ganhos de forma efetiva nas qualidades como força, velocidade, equilíbrio, coordenação ,flexibilidade e resistência, características muito presentes e importantes para o alcance de uma performance de alto nível. Ao consultarmos nossa memória,quanto a imagem da pratica esportiva, logo nos vêm a imagem de um individuo requisitando o equilíbrio ( controle postural) sobre uma superfície instável.
Ao descrevermos o controle postural Segundo CAMPOS,M.A ;NETO, B.C teremos a propriocepção termo utilizado para descrever os complexos processos neurossensoriais e neuromusculares dentro do sistema fisiológico do organismo.
os proprioceptores tem como função conduzir informações dos órgãos sensoriais para o sistema nervoso central (SNC) inconscientemente o nosso corpo esta diante ao nosso meio ambiente e nos ajuda a manter a postura corporal e o tônus muscular.Tendo este pontos como ponto de partida procuramos demonstrar o treinamento funcional como possível abordagem utilizada pelo profissional de educação física para o rendimento de alto índice competitivo.


Metodologia
Pesquisa realiza-se em uma academia localizada no município de Ilhabela (SP). Realizado um estudo de caso,em especifico o treinamento utilizado por um preparador físico a um atleta de Wind surf de alto nível, utilizando-se do método funcional de aprendizado e transformação muscular de seu aluno podendo explorar características necessárias para a pratica esportiva.
Em aula desenvolvida ao aluno utiliza-se de exercícios pliométricos, isométricos e hipertrofia, tornando uma aula mista
Para o desenvolvimento de tal trabalho e comprovação de dados só é possível devido ao utilização da fundamentação teórica reunidos as informações de pesquisa documental colhidas junta ao preparador físico do atleta,alem é claro da disponibilidade do próprio atleta.
D`ELIA ;RICARDO E LUCIANO (2009) salienta:
“O treinamento funcional treina movimentos (e não somente músculos ) através de movimentos multi-articulares e multi-planeres e do envolvimento da propriocepção ,criando sinergia entre segmentos corporais e entre qualidades físicas.Assim possibilitando o individuo produzir movimentos mais eficientes


Fundamentação Teórica
Para aplicação no estudo de caso em um treino funcional a um atleta de alto nível houve uma preocupação quanto a bibliografia especifica ao treinamento, por ser um assunto tão pouco abordado no campo de treinamento físico resistido,mas muito presente e voltado a reabilitação na recuperação de lesões e posturas inapropriadas (FABIANO MALHEIROS, 2009),apesar do ação funcional estar presente em todos os momentos da evolução humana, o homem sempre precisou desempenhar com eficiência as tarefas do dia-a-dia. (D`ELIA ;RICARDO E LUCIANO 2009).Tendo este fato ponteado, nos concentramos em reunir diferentes autores de conhecimento voltado ao treinamento físico somando-se ao conhecimento do preparador físico com seu arquivo pessoal.


Desenvolvimento
Ao acompanhar o treino funcional como abordagem proposta ao atleta e por ser um individuo do cenário esportivo profissional, têm- se o como complemento o treinamento físico para o alcance de resultados elevando-o a alta performance em um circuito de diferentes exercícios sendo realizados uns seguintes aos outros,sendo cada vez mais diferenciados dos convencionais assim afastando-se da forma robótica que estamos acostumados a presenciar em um treinamento, tornando-se dinâmico e prazeroso. Em meio ao treino é característico os exercícios de isometria e pliometria por ofertarem a possibilidade evolução de força e velocidade obtendo assim a potência muscular e dos distúrbios posturais exigindo um desenvolvimento no controle postural requisitando respostas do sistema nervoso central (SNC).
Sendo acompanhado em treino,foi percebido que o atleta fazia diferentes grupos musculares, tendo uma variação entre grandes e pequenos músculos, assim trabalhando a maquina humana por completo permanecendo o método de periodização do treino de força e potência, que é comum no método convencional. O corpo adapta-se especificamente ao treino que recebe. A especificidade é o principal fator a ser considerado quando o objetivo é a melhora da performance esportiva (LUCIANO D`ELIA, 2009). Por se tratar de um atleta vindo seqüência de treinos de hipertrofia em livre demanda sem orientação profissional e com uma lesão na aproximidade articular de ombro,o treinamento funcional primeiramente ofertado de forma recuperativa já que o mesmo encontrava-se em momento de calendário competitivo, hoje após dois anos permanece com a mesma metodologia sendo aplicada e é notável e surpreendente a resistência muscular.e o desenvolvimento no aprendizado motor.Segundo Pereira (2009) para que haja um desenvolvimento na aprendizagem do exercício e suas funções, seja ela vida cotidiana, lazer ou esportiva o caminho a ser seguido como objetivo é o desenvolvimento motor, pois apartir de uma mudança motora é possível a mudança de inúmeras funções corporais.
Tendo estes fatos percebidos durante o estudo é de fácil compreensão esta facilidade que o atleta apresenta hoje ao executar movimentos do mesmo grupo muscular sem aparentar desgastes físicos.


Conclusões
Ao realizar tal estudo foi notável o desenvolvimento muscular e a magnitude de ganhos fisiológicos obtido por ele.Ainda nos deparamos com ferramentas tais como a pirâmide de treinamento, cargas, repetições entre outras tão encontradas no método tradicional demonstrando assim a importância de um profissional qualificado da área da educação física na aplicação de treinamento ao atleta.Tendo assim a conclusão de que o treinamento funcional não se torna uma a melhor abordagem mas com um conteúdo dinâmico e diferenciado possibilitando o corpo se torna uma maquina perfeita ou próxima da perfeição na realização da tarefa esportiva a ser realizada ao alcance de resultados significativos.


Referencias Bibliográficas
CAMPOS,M.A ; NETO,B.C. TREINAMENTO FUNCIONAL RESISTIDO,PARA A MELHORA DA CAPACIDADE FUNCIONAL E REABILITAÇÃO DE LESÕES MUSCULOESQUELÉTICAS; editora, REVINTER,pág 22, 24 São Paulo ,2009.
-D`Elia L. , Workshop CORE 360º -Treinamento Funcional- BODY SYSTEMS –Nível I, 26 e 27 de setembro 2009.
MALHEIROS F. O conceito de Treinamento Funcional Disponível em : http://www.treinamentoesportivo.com/artigos_pdf/funcional/O%20conceito%20de%20Treinamento%20Funcional_I.pdf 09 nov.2009,12:33:10.
PEREIRA A.C.Treinamento de Força Funcional ,Desafiando o controle Postural, ,editora Fontoura,pág. 11, 151, São Paulo 2009

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

O profissional de educação física..valoriza-lo.


O esporte mais uma vez presente como ferramenta importantíssima no desenvolvimento humano,
tendo o profissional de educação física demonstrando seu verdadeiro valor. É de profissionais como o professor Rodrigo que a educação física necessita cada vez mais, pessoas com real interesse no desenvolvimento humano.

Profissionais que tenham amor pelo que fazem e não somente interesse financeiro... Mas também devemos lembrar que um profissional bem remunerado estará realizando um trabalho com qualidade, pois terá incentivos para o seu feito.

Além da área da saúde, há duas outras que também devem ter prioridade, a da educação e a dos esportes, onde uma influencia a outra. Áreas estas, que no Brasil, não são tão bem valorizadas, a exemplo de outros países, até mesmo de terceiro mundo, que já tem esta consciência e já desenvolvem trabalhos relacionados.

Professores de educação física ainda são taxados como simples professores educacionais, os quais somente teriam valor dentro de escolas.

Hoje, o profissional ainda tem barreiras a serem vencidas visando demonstrar que não é somente educador, mas também ‘cuidador’ da qualidade de vida como no caso do citado professor Rodrigo.

A educação física traz um leque de opções a serem exercidas pelo profissional, desde a reabilitação física, ao treinamento de alto desempenho, passando ainda por esportes radicais, guias esportivos e etc.

São profissionais como o professor Rodrigo que nos orgulham de nossa profissão, trazendo o mínimo de conforto e alegria àqueles que são delimitados, possibilitando-os de desfrutar das belezas do nosso mundo.

Parabéns professor, pelo belíssimo trabalho desenvolvido e que, haja cada vez mais profissionais como você que nos orgulham de dizer “sou professor de educação física”.


quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Proteínas e Carboidratos importantes sempre!!!


As proteínas são o material de construção da estrutura corpórea. Responsáveis pelo nosso código genético, já que são os formadores dos ácidos nucléicos – o DNA e o RNA -, bem como as moléculas que são responsáveis pelo armazenamento de energia em nosso corpo, o baixo teor de proteínas na alimentação resulta, por exemplo, em crianças com consumo mínimo de proteínas um baixo desenvolvimento, sendo conseqüentemente mais frágeis e suscetíveis a doenças.

As fontes de proteínas mais conhecidas são carnes, peixes, ovos, leite e queijo. As melhores fontes vegetais são as leguminosas como feijão, amendoim, ervilhas e derivados de soja. Muitos cereais contêm proteínas, e as frutas e verduras são fontes moderadas.

Já os carboidratos conhecidos como açúcares dentre eles é a glicose encontrado em abundancia na natureza.

Na maioria das dietas ocidentais, mesmo aquelas consideradas ricas em gorduras, os carboidratos compreendem de 50% a 60% das calorias totais. O restante é fornecido pelas gorduras (30% a 40%) e proteínas (10% a 20%).Por ser uma fonte rápida de energia, é muito importante principalmente para crianças, que têm uma necessidade energética muito grande, tanto pelo fato de serem extremamente ativas como pelo seu crescimento. Muitas frutas são excelentes fontes de carboidratos, então podemos incentivar o consumo de frutas ao invés de doces industrializados, ricos em sacarose (açúcar de mesa), que é mais prejudicial para o nosso organismo.
Nas atividades físicas as Proteína e carboidratos são necessários para a recuperação muscular, à manutenção do sistema imunológico, ao equilíbrio endócrino e à manutenção e/ou melhora da performance,fornecendo assim energia suficiente para manter as funções corporais no repouso e durante atividade.

NOTA: Ao se construir uma dieta a ser seguida deve –se solicitar uma orientação especializada (nutricionista) em caso de hábitos alimentares,se o individuo estiver em uma atividade física regular almejando alta performance e rendimentos o indicado neste caso é um nutricionista esportivo,profissionais qualificados para este tipo de recomendação.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

O porquê hidratar-se ?


O corpo está maquina perfeita ,possui diversas formas de adaptar-se ao ambiente e o tranpirar é uma delas. O Transpirar é uma resposta do corpo importantíssima para tentar limitar o aumento da temperatura corporal. Assim, com o aumento da atividade muscular, ocorre um aumento também na produção de calor. Quando isso se dá de forma excessiva, existe o risco de levar o indivíduo a uma variedade de preocupaçóes tais como a desidratação, problema que pode promover a queda da performance, fadiga e, em casos extremos, a morte. A hidratação é necessária porque a água é indispensável para muitas funções fisiológicas e o corpo perde água mais rapidamente do que a produz. Entre os sintomas causados pela desitratação estão; dores de cabeça, náuseas, tontura e sensação de fadiga. A desidratação é um dos piores adversários de um atleta. As perdas pela transpiração no treinamento podem somar 0,5 a 3L/h de treino, dependendo da intensidade, das roupas, das condições climáticas e das características do indivíduo.Em muitos casos, os atletas que já estão aclimatizados acham que não precisam se hidratar tanto, mas é o contrário, porque o atleta aclimatizado transpira mais. A ingestão de água traz muitas vantagens aos atletas, porém, se a ingestão for somente de água, rapidamente desaparece a vontade de se beber, devido à pressão osmótica, causando o desaparecimento da sensação de sede. A presença de cloreto de sódio ajuda a manter o mecanismo de sede no corpo, garantindo assim uma maior ingestão de líquidos e ainda reduz a formação da urina. Durante um treino de alta intensidade além da hidratação com agua é possivel a ingestão de isotonicos. Recomenda-se durante o treino a ingestão regular de liquido não permitindo a desitratação, ja em momentos em dias com a temperatura ambiente elevada deve-se ter um preocupação maior devido ao temperatura corporal. NOTA: não devemos nos preocupar somente com a igestão de agua somente nos dias de treino mas tambem fora dele, pois o nosso corpo esta sempre em ação tendo assim uma transpiração minima, mas que necessita ser reposta. O consumo de agua durante e após nosso treino é importante, mas é durante nosso dia a dia que ele torna -se importantissimo.

BOM TREINO... OTIMA HIDRATAÇÃO!!!