domingo, 13 de fevereiro de 2011

O porquê hidratar-se ?


O corpo está maquina perfeita ,possui diversas formas de adaptar-se ao ambiente e o tranpirar é uma delas. O Transpirar é uma resposta do corpo importantíssima para tentar limitar o aumento da temperatura corporal. Assim, com o aumento da atividade muscular, ocorre um aumento também na produção de calor. Quando isso se dá de forma excessiva, existe o risco de levar o indivíduo a uma variedade de preocupaçóes tais como a desidratação, problema que pode promover a queda da performance, fadiga e, em casos extremos, a morte. A hidratação é necessária porque a água é indispensável para muitas funções fisiológicas e o corpo perde água mais rapidamente do que a produz. Entre os sintomas causados pela desitratação estão; dores de cabeça, náuseas, tontura e sensação de fadiga. A desidratação é um dos piores adversários de um atleta. As perdas pela transpiração no treinamento podem somar 0,5 a 3L/h de treino, dependendo da intensidade, das roupas, das condições climáticas e das características do indivíduo.Em muitos casos, os atletas que já estão aclimatizados acham que não precisam se hidratar tanto, mas é o contrário, porque o atleta aclimatizado transpira mais. A ingestão de água traz muitas vantagens aos atletas, porém, se a ingestão for somente de água, rapidamente desaparece a vontade de se beber, devido à pressão osmótica, causando o desaparecimento da sensação de sede. A presença de cloreto de sódio ajuda a manter o mecanismo de sede no corpo, garantindo assim uma maior ingestão de líquidos e ainda reduz a formação da urina. Durante um treino de alta intensidade além da hidratação com agua é possivel a ingestão de isotonicos. Recomenda-se durante o treino a ingestão regular de liquido não permitindo a desitratação, ja em momentos em dias com a temperatura ambiente elevada deve-se ter um preocupação maior devido ao temperatura corporal. NOTA: não devemos nos preocupar somente com a igestão de agua somente nos dias de treino mas tambem fora dele, pois o nosso corpo esta sempre em ação tendo assim uma transpiração minima, mas que necessita ser reposta. O consumo de agua durante e após nosso treino é importante, mas é durante nosso dia a dia que ele torna -se importantissimo.

BOM TREINO... OTIMA HIDRATAÇÃO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário